Calamidade na saúde pública de São Luis-MA

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior decretou estado de emergência na saúde em São Luís por 90 dias. Os auditores da prefeitura descobriram que a pasta acumula dívidas que chegam a R$ 140 milhões. A maior parte, com suspeita de irregularidades.
De acordo com o secretário, a parceria com o Governo do Estado vai ser mantida para garantir o atendimento dos pacientes que procuram os hospitais do município, o que deve desafogar os Socorrões, que estão mais uma vez sem condições de atender a demanda.
 Socorrão - São Luís

Os dois maiores hospitais de emergência em São Luís, o Clementino Moura e o Djalma Marques, estavam à beira de um colapso no fim do ano passado, quando receberam ajuda da Secretaria de Saúde do Estado.
Remédios, alimentos foram disponibilizados e profissionais da área médica começaram a prestar atendimento nos hospitais do município. Mas o ano novo começou e os problemas voltaram porque foi encerrada a parceria com o estado. O resultado foi novamente corredores lotados de pacientes nos Socorrões I e II.
Um relatório foi realizado para melhor entender o quadro: o secretário informou que, em geral, as 90 unidades de saúde de São Luís necessitam de reformas e adequações na parte hidráulica, elétrica e de infraestrutura, incluindo a sede da secretaria. Além disso, o prédio onde funciona a Central de Marcação de Exames e Consultas (Cemarc) e a rede de urgência e emergência encontram-se “totalmente inadequados aos padrões mínimos” exigidos pela legislação sanitária. 
Segundo a Semus, há um desabastecimento total das unidades de saúde, faltando insumos, materiais médico-hospitalares, nutrição e dietética. Faltam sondas de respiração, cateteres e gesso. Nas farmácias dos hospitais, faltam remédios. Já nos laboratórios, faltam reagentes para realização de exames.
“Vamos fortalecer a nossa rede, fazer com que nossas unidades menores possam ser resolutivas e, com isso, a gente possa reorganizar o fluxo, para que aqueles grandes hospitais, como da Criança, Socorrões I e II tenham sua destinação adequada, isto é, recebam apenas casos de grande complexidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Vinicius Nina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS

Modelo de Artigo Científico-editável atualizado em fev 2023