50 anos de Oligarquia. Feito histórico na América Latina


Emocionado, José Sarney (PMDB-AP) despediu-se da Presidência do Senado com um longo discurso em que fez um balanço dos seus 58 anos de história legislativa, citou projetos aprovados ao longo do último ano e os desafios que a Casa deve enfrentar em 2013. Em dois momentos, o senador chorou e foi bastante aplaudido ao final de sua fala nesta sexta-feira.
Momentos antes de abrir a votação para a escolha do novo presidente, Sarney cumprimentou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), falando dele já como eleito e não como candidato. “Sua eleição a presidente da Casa mostra a confiança de seus pares, e nos dá a garantia de um mandato em que o Senado Federal seguirá seu caminho de transparência e equilíbrio democrático. Meus votos de êxito em suas tarefas.”
Sarney, que presidiu o Senado por quatro vezes, frisou ainda que o “Parlamento sofre hoje, em todo o mundo, críticas da mídia e incompreensão da sociedade”. Ele atribui o fato à velocidade com que as informações circulam nos dias atuais. “Parece que as leis podem ser feitas sem o complexo processo de examinar suas repercussões e alternativas, ouvir os especialistas e a sociedade, formar consensos e maiorias. Contrastam com o tempo do Legislativo os tempos do Executivo e os do Judiciário, que podem decidir por um ato solitário.”
 O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), novo presidente do Senado, prometeu que a Casa será autônoma na relação com o Executivo — a autonomia do peemedebismo tem a moralidade um taxímetro. 
E mais... disse que:
Foi ele (Sarney) que nos conduziu da escuridão da ditadura para a liberdade democrática”.
Sarney explicou o motivo de sua emoção naquele momento: “Estava encerrando uma etapa da minha vida. Jamais vou ser presidente do Senado novamente.” Sarney se despede: 58 anos a favor de quem estiver no governo, 58 anos a serviço de si mesmo.
a última oligarquia do Brasil


DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS AQUI A BAIXO !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS

Modelo de Artigo Científico-editável atualizado em fev 2023