Emprego ou EMPREGABILIDADE?!


Diploma, Conhecimento Técnico, Qualificação, Preparo... Esses (eram) os requisito necessários para que um profissional pudesse acessar uma vaga no mercado de trabalho – Mas, o que acontece  com você, quando, depois de um certo tempo atuando em uma área em que você se preparou muito para conseguir uma colocação no mercado, e essa empresa  repentinamente lhe dispensa, ou por que ela  simplesmente fechou as portas?!.
Começa então uma batalha para você manter-se no mercado de trabalho, preferencialmente atuando na área em que você possui mais conhecimentos – A coisa se torna ainda mais complicada, quando você se depara com dezenas e até centenas de pessoas com as mesmas qualificações que você –  Serão dias e meses tentando uma recolocação – Entrevistas, Processos de Seleção, Entrega de Currículos enfim. E será inútil achar que quanto mais você aprende sobre uma determinada área, mais fácil será para você conseguir uma colocação! – É preciso acordar e perceber que, enquanto você estava empregado em uma organização que você considerava “segura” , o mundo inteiro mudou!   Como mudaram também as exigências do mercado!
É preciso perceber que um profissional inteligente, é aquele que está sempre voltado para novas opções, e não se contenta em apenas estar disponível para aquilo que as organizações oferecem – Então o conhecido “Emprego” (era) o que nós buscávamos antigamente!  Hoje, o que nós devemos buscar é a EMPREGABILIDADE!
Ter empregabilidade é ter a capacidade de gerar trabalho e renda permanentemente – Significa também a capacidade de um profissional em manter-se empregado, e ter sua carreira protegida dos riscos inerentes do mercado de trabalho, como?  Ampliando seus conhecimentos e habilidades, aumentando assim, as chances de uma recolocação.
A idéia da empregabilidade está ligada a pessoas de atitude, pessoas que estão sempre prontas a assumir novos desafios, e até mesmo mudar de ramo e setor se forem necessário – Nesse contexto, as palavras-chave das organizações de sucesso hoje são: Qualidade, Agilidade e Flexibilidade – Daí a origem de uma palavra muito utilizada pelas organizações durante um processo seletivo: “O Perfil Profissional”.
Dicas e sugestões para lhe orientar nesse processo:
Você é mais do que um profissional = lembre-se de que sua vida contém diversas áreas além da profissional, portanto, evite superdimensionar este seu momento de insatisfação profissional deixando que afete outras áreas negativamente. Cuide para que sua demissão não abale seu valor junto aos amigos, sua parceiras em fim.
Identifique seu objetivo profissional = antes de sair distribuindo seu currículo, sugiro que você faça um novo compromisso consigo mesmo a respeito de seu propósito profissional.
Mantenha o foco no futuro = é importante pensar que você terminou um ciclo em uma empresa, mas os conhecimentos adquiridos seguem com você. O mercado está sempre em busca de novos profissionais que entreguem resultados.
Superando possíveis obstáculos = que obstáculos você imagina que poderá enfrentar na busca por novas oportunidades? Acha que está desatualizado? Sente-se velho perante outros candidatos? Sejam quais forem as dificuldades, procure descobrir o lado positivo e negativo de cada uma delas.
Mantenha uma meta = Para evitar que o desânimo ou o desespero tomem conta de você levando-o a paralisar ou agir de forma desordenada, estabeleça algumas metas e uma rotina que deseja cumprir durante sua fase de recolocação.
Então, fica a grande enquete do dia para os nossos leitores.
Você está procurando emprego ou empregabilidade?O que você esperar de 2011?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS

Modelo de Artigo Científico-editável atualizado em fev 2023