Como anda o mercado de trabalho?

O que é MERCADO DE TRABALHO? Por que é tão importante manter-se informado sobre ele? O que ele tem a ver com a escolha profissional? Afinal, como anda o mercado de trabalho em tempos de desemprego? Perguntas como essas em uma entrevista de emprego deixam você em uma saia justa não é caro leitor? E você saberia responder a essas perguntas em uma entrevista olho a olho com um empresário de Caxias?  Realmente, é necessário estar atualizado e saber a importância de se agregar valores e conceitos subjetivos e ecléticos sobre diversos temas, mas quando se referir a emprego ou empregabilidade estar sempre antenado com esse mundo corporativo.
Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.
Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.
A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.
Pesquisas mostram que Médicos, professores e policiais são os profissionais que possuem as suas profissões como as profissões mais procuradas atualmente, principalmente em regiões que não sejam nem a sudeste e nem mesmo a sul, que são as que possuem a maior quantidade de pessoas. A área pode até mesmo ser pequena nestes setores, mas é preciso também saber onde procurar o seu emprego. Uma das profissões mais buscadas do Brasil quando falamos de concurso público é a de professor. No norte e nordeste do país muitas escolas oferecem altos salários, mas mesmo desta maneira os profissionais formados não aceitam as propostas. Os médicos nestes locais também possuem muitas oportunidades que não são aproveitadas.
Quando falamos de profissões mais procuradas do mercado de trabalho, os policiais devem estar incluídos. A segurança é sempre uma área pouco escolhida, até mesmo pelos riscos que se corre precisando sempre, todos os dias, enfrentar grandes bandidos, que são capazes de qualquer coisa apenas para se manter em liberdade. Por este motivo é uma das profissões mais procuradas.
O desemprego, a crise econômica atingem a muitos, no entanto, quantas pessoas você conhece que estão empregadas, tendo sucesso em suas profissões, ganhando dinheiro e reconhecimento? Provavelmente conhece várias. Isso ocorre porque essas pessoas não deixaram de acreditar que são capazes, não perderam as esperanças e continuaram investindo. Nem todos os que estão desempregados não investiram em si próprios. É claro que a crise está aí e não dá para ignorá-la, mas o que não pode acontecer é desistir. Com as falências e fechamentos de empresas, trabalhadores ficaram desempregados. Muitos ainda estão assim, outros foram à luta e conseguiram, apesar das dificuldades, descobrir novos mercados. A criatividade, aliada a ação, resultou em emprego. Isso é possível!
Então, você que pretende entrar na faculdade ou escolher uma profissão, lembre-se que a fórmula do sucesso é: atualização, informação, criatividade e dinamismo. Resumindo, é saber utilizar na vida “real” toda a teoria que aprendeu.
Um abraço a todos os leitores e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS

Modelo de Artigo Científico-editável atualizado em fev 2023